Como Passar Em Provas e Concursos Públicos

Você tem se esforçado para passar em provas e concursos públicos, mas suas notas são baixas e você não consegue aprovação? É comum isso acontecer.

Os concursos públicos atraem milhares de candidatos, muitas vezes oferecem poucas vagas para cada cargo e mesmo com muito estudo, candidatos bem preparados são eliminados.

Nessa hora fica a pergunta: por que não consegui passar se estudei tanto? Muitas vezes não basta apenas estudar, é preciso manter um controle emocional para não “dar um branco” na hora da prova.

É claro que boa parte do mérito vai para aqueles que realmente estudaram e mantiveram a calma, mas muitas coisas podem atrapalhar sua prova e você nem imagina.

Separamos algumas dicas comprovadas sobre como passar em provas e concursos públicos. Essas dicas farão você ver os concursos com outros olhos. Confira!

Número De Horas Não Significa Aprendizado

Saiba que o número de horas que você leva estudando para um concurso público não é proporcional ao quanto você aprende, se você não estudar de forma eficiente.

A produtividade é essencial quando se trata de estudos para concursos públicos.

Muita gente reclama que não tem muito tempo para estudar, mas esquece que não adianta nada passar horas e mais horas estudando e acabar com um aproveitamento menor que 50%.

Existem concurseiros que estudam cerca de 1 a 2 horas por dia e conseguem ótimas notas nas provas.

Não se trata de passar horas estudando e sim de como vocês estuda, talvez seja melhor mudar o método que você utiliza, do que aumentar as horas de estudo.

Isso porque nosso cérebro também fica cansado em algum momento, então busque utilizar ele de forma produtiva e não de forma cansativa.

Vale lembrar que não adianta nada estudar bastante durante o dia, ou ficar até tarde estudando e ter um péssimo sono, pois todo o conteúdo se fixa na mente enquanto dormimos.

Portanto, é essencial manter seus horários de sono regular e dormir pelo menos de 6 a 8 horas por dia.

Aprenda a Matéria e Como Aplicá-la

Uma pessoas sabe muito bem uma matéria, mas se você pedir para ela te explicar pode se enrolar.

Isso é muito comum, as pessoas estudam muito e tem domínio sobre uma matéria ou conteúdo, mas não sabem como comunicar esse aprendizado, ou como utilizá-lo na hora da prova.

Saber um conteúdo não quer dizer que você sabe interpretá-lo. Por isso é muito importante praticar, exercitar, fazer simulados e testar seus conhecimentos para saber se está preparado para fazer a prova do concurso público que deseja.

O Objetivo é Fazer Concurso Até Passar

Um erro comum que ocorre com muitos candidatos de concursos públicos é estabelecer objetivos e metas, e não prazos. Evite pensar “eu preciso passar no concurso tal em um ano”.

Em vez disso, foque apenas em passar, independentemente do tempo que vai demorar.

Assim, você evita desistir por desapontamento.

Quando você define um prazo, você aumenta a pressão em suas próprias costas. Então, respire fundo, estude com paciência e faça sua prova visando passar no concurso.

Como Estudar Para Concurso Público

Para você saber como estudar para concurso público e ter ótimos resultados nas suas provas de concurso público, vou te passar algumas dicas muito eficazes.

  • O primeiro passo é você estabelecer suas metas e objetivos e fazer o seu cronograma de estudos e estabelecer uma data limite para poder terminar cada etapa estabelecia.
  • Tenha consistência em seus estudos, ou seja, é necessário que você estudo todos os dias, ao menos uma hora por dia, pois é essa consistência que fará você avançar nos seus estudos.
  • Tenha persistência em seus estudos, a persistência entra no fator emocional, ou seja, quando você estiver desanimado ou cansado da rotina de estudos, é hora de persistir para manter a consistência.

Uma ótima dica para você persistir é você pensar no quanto sua vida mudará ao passar num concurso público e tudo o que ele poderá proporcionar para você e sua família.

Conclusão

O Brasil está passando por uma grande crise de desemprego que leva muitas pessoas a se inscreverem em concursos públicos para conquistarem uma vaga de emprego, com mais benefícios, estabilidade e bom salário.

Por isso, saiba que você estará concorrendo com outros candidatos motivados para passar em provas e concursos públicos e assim sair do sufoco.

Portanto, seja persistente, e se prepare o suficiente para ter sucesso na sua prova. Caso essa seja a primeira vez que você esteja tentando passar em um concurso público, não se preocupe.

Muitas pessoas passam de primeira, outras seguem tentando até conquistar seu objetivo de aprovação. O importante é não desistir, organize seu tempo e não perca a motivação.

Com este artigo esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre como passar em provas e concursos públicos. Agora está na hora de você colocar em prática tudo que foi mencionado ao longo deste artigo.

Boa sorte!

Como Passar Em Provas e Concursos Públicos
4.9 (98.33%) 12 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *